Em uma situação em que a relação de confiança que você tinha foi quebrada, siga as recomendações de especialistas.
São Paulo – Há vários fatores na vida que a gente não domina. Quando achamos que está tudo planejado e encaminhado, tudo pode virar de cabeça para baixo. Nas empresas, por exemplo, mudanças ocorrem o tempo todo. Quando é o seu superior direto que sai da empresa logo após prometer uma promoção?
A relação de confiança que o profissional tinha estabelecido terá que ser construída novamente com o novo chefe. Qual a melhor maneira para lidar com isso? Confira as dicas dos especialistas:
O primeiro contato
Quando há uma transição de chefes, normalmente após a chegada do novo gestor ocorre uma reunião com a equipe e até uma conversa individual de reconhecimento. Não é aconselhável tocar no assunto de promessas do antigo chefe ou falar de suas expectativas profissionais, a não ser que ele pergunte.
“Nesse primeiro contato, tente conhecer o jeito do seu novo chefe”, diz Carla Virmond Mello, especialista em carreira, diretora da ACTA e da DBM para o sul do Brasil.
Caso a conversa não ocorra depois de um tempo que o novo gestor entrou na empresa, não hesite, solicite. Para João Mendes de Almeida, coach e consultor de carreira da Vicky Bloch Associados, “o profissional não pode simplesmente aguardar. Espera-se que o novo gestor reúna a equipe, mas se não acontecer, seja proativo. Agende uma conversa individual com ele”.
Análise da situação
É fundamental que você tente compreender o seu novo gestor e qual a política que utiliza para avaliar os colaboradores. Converse com colegas de trabalho que irão trabalhar com o seu novo chefe.
Acima de tudo, como Universitário Cristão, entregue sua vida nas mãos de Deus, deixando Ele como guia!
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